Relações mãe-filha

27-01-2011 18:10

Ao longo da adolescência, a jovem passa por fases de afastamento e conflito com a mãe, mas também por outras em que procura a sua compreensão e o seu carinho.

 

A confusão que existe na cabeça da adolescente, pode facilmente ser percebida se observarmos a desarrumação que impera nos quartos. Tudo está amontoado, as camisolas encontram-se misturadas com as peúgas...

Qualquer tentativa de arrumar é sempre mal recebida e pode desencadear um terramoto lá em casa. O que fazer? É preciso negociar com a adolescente, e essa negociação pode passar por áreas em que pode mexer, e outras que lhe são interditas.

Por exemplo, diga à sua filha que as gavetas da cómoda têm que estar apresentáveis para que a roupa não se amarrote toda, portanto é algo que tem que ser posto a cargo da empregada.

Outros locais como a escrivaninha, por exemplo, podem ficar interditas à limpeza, desde que estejam apresentáveis. Com este tipo de negociação, pode ser que se evitem alguns conflitos, uma vez que todos nós já fomos adolescentes e sabemos que é dentro dos livros que se escondem os bilhetinhos e as cartas de amor.

 


rcjj2006@hotmail.com