Quais os principais erros de educação que verificam nos pais?

18-01-2011 16:58

Todos nós temos um número de soluções limitada, não temos as respostas todas para todas as situações, desse modo torna-se difícil dar sempre a melhor resposta.

O nível de exigência a que os pais estão hoje em dia sujeitos é enorme, a sociedade exige sucesso, as empresas exigem competência e desempenho e a família pede tempo e atenção, não é fácil fazer uma boa gestão de todos estes desafios que muitas vezes nos causam frustração por ser difícil dar boas respostas a todos eles.

Pensamos que a maior dificuldades dos pais face aos desafios já referidos se prende com o seu papel de “conter” os seus filhos, aprender a dar o tempo disponível para equilibrar e não transportar para dentro de casa as frustrações e ansiedades que enfrentam no dia a dia.

Os pais, cheios de boas intenções, tentam preparar os seus filhos para os desafios que estes vão enfrentar no futuro, mas criam-lhes uma exagerada pressão que as crianças têm dificuldade em gerir.

Por fim é importante que os pais valorizem os seus filhos pelo que eles são e não passem o tempo a querer que eles sejam iguais ou melhores que o filho do vizinho ou do amigo.


rcjj2006@hotmail.com