Crianças lideram desenvolvimento comunitário no leste da Guiné-Bissau

17-01-2011 13:52

Crianças de idade compreendida entre os 12 e 18 anos estão a liderar o desenvolvimento comunitário nas regiões de Bafatá e Gabú, leste da Guine. Integradas num projecto da Plan- Guiné-Bissau, sensibilizam os Pais para na aplicação das regras de saneamento básico, promovem os Direitos e Deveres das Crianças, e controlam as consultas Pré-Natal das mulheres grávidas. A iniciativa copiada de Honduras, segundo, Alaje Iaiá Embalo, coordenador de programas da Plan-Guine-Bissau, nas regiões de Bafatá e Gabú, que já está a provocar mudanças de comportamentos nas comunidades .

Este projecto foi lançado em 2006 nas regiões de intervenção da Plan, nomeadamente, Bafatá e Gabú, que actualmente cobre 70 comunidades.

 A tabanca de Gã-Tauda, da região de Bafata é uma dessas comunidades, onde  (30) trinta crianças entre elas 15 raparigas , formadas pela Plan, conjuntamente com os seus Pais e outros e os demais moradores efectuando, no entanto um trabalho de limpeza da tabanca, com vista a reducao dos casos de paludismo, sensibilizaram as grávidas para se presenciarem regularmente  nas  consultas Pré-natal, e por outro lado controlam, as frequências de crianças em idade pré-escolar. Essa assumpção, das crianças, pela causa do desenvolvimento das suas comunidades, segundo Alaje Iaiá Embalo, já esta a dar os seus frutos.

“O projecto já regista muitas inovações. Os efeitos são já se sentem dentro, das  comunidades a partir da mudança de comportamentos das crianças e dos próprios adultos. Os Maiores efeitos registam-se nos domínios de saneamento básico e no respeito aos direitos das crianças”, confirmou Iaiá Embalo, em declarações à BBC.

O casamento forçado foi praticamente abolido em Gã-Tauda, isto graças ao elevado nível de progressão na promoção dos direitos das crianças.

“Os meus Pais permitiram-me frequentar a escola tal como os meus irmãos. Aqui todos os Pais permitem as suas filhas estudarem” declarou a Ibana Sanhá, de 16 anos, falando à BBC.

Os níveis de confiança nas crianças e a capacidade de resolução de problemas surpreenderam os adultos. Contrariamente aos tempos idos, os Pais passaram a se orientarem com as recomendações dos proprios filhos.

Respondendo como é que os adultos vêem essas mudanças, Mamandin Sanhá disse que se trata de um dos aspectos de desenvolvimento.

“É o desenvolvimento. Os tempos são outros. Os nossos Pais não nos permitiram estudar alegando que se nos permitir vamos passar a consumir bebidas alcoólicas. A minha filha já é crescida mas não a dei em casamento, mandei-lhe estudar, é o que todos os Pais fazem agora, disse Mamandin Sanhá, Pai da Ibana Sanhá, falando à BBC.

O projecto que esta a revolucionar as comunidades de Bafatá e Gabú, pretende  alargar a sua cobertura de 70 para 110 comunidades . Mesmo assim as comunidades beneficiárias são ainda insignificantes perante as necessidades, nessa matéria, numa Guiné que conta com nove regiões.

Aruna Mané, Coordenador de programas da Plan reconhece a necessidade de o projecto se alargar à outras partes da Guiné, mas lamenta as limitações da Plan.

“Estamos abertos, se realmente houver financiadores interessados na progressão desse projecto, a promover acções de formação à outras organizações para que possam implementa-los nas suas áreas de intervenção”, garante Aruna Mane, em entrevista à BBC.

A Plan é uma organização humanitária internacional criada pelo jornalista Britânico Jonh Langdon-Davies, em 1937 . Intervêm em 66 países, nos domínios da protecção da criança, saúde, educação ,habitat etc.

Salvador Gomes

17 – 10 - 2010


rcjj2006@hotmail.com