A primeira desilusão amorosa "Evite desvalorizar as lágrimas e a tristeza da sua filha"

27-01-2011 18:18

 

Na adolescência, a sensibilidade está à flor da pele e, neste contexto, o primeiro namorado envolve-se de uma mística que o diferencia de todos os outros. Não é uma figura de carne e osso, mas sim um «príncipe encantado», figura que reúne todas as qualidades desejadas.

Só que, como é certo e sabido, as desilusões são directamente proporcionais às ilusões, por isso é frequente que as primeiras paixões de transformem em catástrofes.

Quando algo de mau acontece, o choro passa a dominar a vida da adolescente,. Muitas raparigas verbalizam uma tristeza tão grande, que sentem que a vida deixou de ter sentido. Algumas dizem que preferiam morrer do que perder o namorado.

Perante este dramático cenário, o mais vulgar é que esbocemos um sorriso, acompanhado de um “deixa lá que isso já passa. Logo encontras outro namorado ! “ mas, esta não é a atitude mais sensata. De facto, alguns adolescentes (sobretudo as meninas ) chegam a cometer tentativas de suicídio devido a desgostos de amor.

Possivelmente tal não aconteceria, se alguém as tivesse escutado e lhes oferecesse um ombro onde pudessem chorar e sentissem carinho. A rejeição dói, mas a dor pode ser tão intensa como rápida, se se criarem condições favoráveis.


rcjj2006@hotmail.com